domingo, 6 de novembro de 2011

aves


Arara-azul-grande
2005-04-03-paradisio ara-hyacinthe-6.jpg


Estado de conservação
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Aves
Ordem:Psittaciformes
Família:Psittacidae
Género:Anodorhynchus
Espécie:A. hyacinthinus


Nome binomial
Anodorhynchus hyacinthinus
(Latham, 1790)


Distribuição geográfica
Anodorhynus hyacinthinus range.jpg

arara-azul-grande (Arara Jacinta em Portugal) (Anodorhynchus hyacinthinus) é uma ave da família Psittacidae, que vive nos biomas da Floresta Amazônica e, principalmente, no do Cerrado. Possui uma plumagem azul com uma pele nua amarela em torno dos olhos e fita da mesma cor na base da mandíbula. Seu bico é desmesurado parecendo ser maior que o próprio crânio. Sua alimentação, enquanto vivendo livremente, consiste de sementes de palmeiras (cocos), especialmente o licuri (Attalea phalerata).
Essa arara torna-se madura para a reprodução aos 3 anos e sua época reprodutiva ocorre entre janeiro e novembro. Nascem 2 filhotes por vez e a incubação dura cerca de 30 dias. Depois que nascem, as araras-azuis ficam cerca de três meses e meio no ninho, sob o cuidado dos pais, até se aventurarem no primeiro voo. A convivência familiar dura até um ano e meio de idade, quando os filhotes começam a se separar gradativamente dos pais.
Esta espécie ainda é avistada em três áreas brasileiras, e em pequenas partes do território boliviano.[1] A Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção proíbe sua venda, mas a Arara-azul-grande é popular no comércio ilegal de animais de estimação.[1]
Ararinha-azul
Ararinha-azul (Cyanopsitta spixii)
Ararinha-azul (Cyanopsitta spixii)


Estado de conservação
Status iucn3.1 EW pt.svg
Extinta na natureza [1]
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Aves
Ordem:Psittaciformes
Família:Psittacidae
Género:Cyanopsitta
Bonaparte, 1854
Espécie:C. spixii


Nome binomial
ararinha-azul (nome científicoCyanopsitta spixii, do gregocyano, "azul" + psitta, "papagaio"; e spixii, em homenagem a Johann Baptist von Spix) é uma espécie de ave da família Psittacidae endêmica doBrasil. É a única espécie descrita para o gênero Cyanopsitta. Outros vernáculos associados a esta espécie são arara-azul-de-spixarara-do-nordeste e arara-celeste. Habitava matas de galeria dominadas por caraibeiras associadas a riachos sazonais no extremo norte do estado da Bahia, ao sul do rio São Francisco. Todos os registros históricos para a espécie estão localizados nos municípios de Juazeiro eCuraçá na Bahia, com apenas relatos da presença da ave no estado de Pernambuco.
A arara mede cerca de 57 centímetros de comprimento e possui uma plumagem azul, variando em tons pálidos e vividos ao longo do corpo. Pouco se conhece sobre sua ecologia e comportamento na natureza. Sua dieta consiste principalmente de sementes de pinhão-bravo e faveleira. E a nidificação é feita em caraibeiras, em ocos naturais ou feito por pica-paus. O período de reprodução estava associado a época das chuvas.
Em decorrência de corte indiscriminado de árvores da caatinga, aonde restam apenas árvores mais jovens, não tão desenvolvidas e altas, e do tráfico ilegal, a população se reduziu até restar um único indivíduo que desapareceu em 2000/2001. Está seriamente ameaçada de extinção, tendo somente 73 exemplares em cativeiro.
Arara-vermelha
Ara chloropterus pair.jpg


Estado de conservação
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Aves
Ordem:Psittaciformes
Família:Psittacidae
Género:Ara
Espécie:A. chloropterus


Nome binomial
arara-vermelha (Ara chloropterus) é uma ave psitaciforme, nativa das florestas do Panamá a Santa CatarinaParaguai e Argentina. A sua alimentação é baseada em sementes, frutas, coquinhos.
A arara-vermelha mede até 90 centímetros de comprimento e pesa até 1,5 quilo. Cada postura é composta por ovos de 5 centímetros, incubados por 29 dias.
O ninho dessa arara é feito em ocos de árvores, mas ela também se aproveita de buracos em paredes rochosas para colocar os ovos, os quais são chocados apenas pela fêmea, que fica no ninho. Quem cuida de garantir a alimentação tanto da fêmea como dos filhotes é o macho, que nessa espécie é fiel, mantendo a mesma companheira a vida inteira.
Arara-canindé
Blue-and-Yellow-Macaw.jpg


Estado de conservação
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Aves
Ordem:Psittaciformes
Família:Psittacidae
Género:Ara (Lacepede, 1799)
Espécie:A. ararauna


Nome binomial
arara-de-barriga-amarela (Ara ararauna, Linnaeus, 1758) é uma das mais conhecidas representantes do gênero Ara, sendo uma das espécies emblemáticas do cerrado brasileiro e importante para muitas comunidades indígenas. É muito apreciada como animal de estimação. Ocorre da América Central ao Brasil, à Bolívia e Paraguai. Também é conhecida pelos nomes de arara-amarela, arara-azul-e-amarela, araraí, araraúna, arara-canindé e arari.
Tucano
Andigena laminirostris por John Gould
Andigena laminirostris por John Gould


Estado de conservação
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Aves
Ordem:Piciformes
Família:Ramphastidae


Gêneros
São designadas por tucano as aves da família Ramphastidae que vivem nas florestas da América Central e América do Sul. O termo é de origem tupi através do vocábulo tukana[1].
Possuem um bico grande e oco. A parte superior é constituída por trabéculas de sustentação e a parte inferior é de natureza óssea. Não é um bico forte, já que é muito comprido e a alavanca (maxilar) não é suficiente para conferir tal qualidade. Seu sistema digestivo é extremamente curto, o que explica sua base alimentar, já que as frutas são facilmente digeridas e absorvidas pelo trato gastrointestinal. Além de serem frugívoros (comerem fruta), necessitam de um certo nível protéico na dieta, o qual alcançam caçando alguns insetos, pequenas presas (como lagarto, perereca, etc) e mesmo ovos de outras aves. Possuem pés zigodáctilos (dois dedos direcionados para frente e dois para trás), típicos de animais que trepam em árvores.
São monogâmicos territorialistas (vivem e se reproduzem em casal isolado). Não há dimorfismo sexual e a sexagem pode ser feita por análise de seu DNA.[2] A fêmea e o macho trabalham no ninho, que é construído em ocos de árvores. A fêmea choca e o macho alimenta-os. Fazem postura de três a quatro ovos, cujo período de incubação é de dezoito dias.
tucano-toco (Ramphastos toco) ainda não é uma espécie ameaçada de extinção. Entretanto, tem sido capturado e traficado para outros países a fim de ser vendido em lojas de animais. Isto tem, como consequência, a diminuição da sua população nas florestas, pondo em risco a variabilidade genética, bem como a morte de muitos animais durante o transporte.
Ramphastos vitellinus pintoi
Ramphastos vitellinus -Matsue Vogel Park-8a-4c.jpg


Estado de conservação
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Aves
Ordem:Piciformes
Família:Ramphastidae
Género:Ramphastos
Espécie:R. vitellinus pintoi


Nome binomial
Ramphastos vitellinus pintoi é uma ave da ordem Piciformes, da família Ramphastidae. Ele é conhecido também como canjo ( em Mato Grosso), tucano-de-peito-amarelo e tucano-pacova. Pode ser confundido com Ramphastos tucanus.
Seu habitat são as florestas tropicais e pode ser encontrado em toda faixa litorânea que vai do Pará e Santa Catarina. Sua cor geral é preta, com a garganta e peito de cor amarelo gema de ovo e distingue-se dos demais tucanos, por possuir bico negro, mas na base apresenta uma zona amarela pálida. Pode medir cerca de 46 cm, tendo 12 cm de bico e seus dedos são providos de unhas longas e curvas, as asas são curtas e a língua comprida e fina.
A fêmea pode colocar 2 a 4 ovos e a incubação dura cerca de 18 dias. A fêmea incuba os ovos sozinha, sendo alimentada pelo macho durante o período. O tucano-de-bico-preto faz ninhos em cavidades nasárvores, a cerca de 10 metros acima do chão. Alimenta-se de frutosinsetos (inclusive cupins, no cupinzeiro e em revoada), aranhas e ovos e filhotes de outras aves.
Apesar do tamanho, seu bico é extremamente leve. Seu vôo não é longo e é feito em linha sinuosa. Gosta de banhar-se na folhagem molhada pela chuva. Para dormir eleva a cauda, com ela cobrindo a cabeça, a qual é mantida virada para as costas, mantendo o bico oculto. Vive em bandos de quatro a dez indivíduos. É freqüentemente vítima de sua própria curiosidade, sendo facilmente atraído com assobios pelos traficantes de animais.
A preservação desta espécie é o maior interesse, pois estão entre os mais peculiares elementos da avifauna de nosso país. O Ramphastos vitellinus pintoi é considerado extinto no estado de São Paulo.
Tucano-de-bico-verde
Ramphastos dicolorus -São Paulo-SP, Brasil-8.jpg


Estado de conservação
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Aves
Ordem:Piciformes
Família:Ramphastidae
Género:Ramphastos
Espécie:R. dicolorus


Nome binomial
Tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus) é uma espécie de tucano nativa do BrasilArgentina e do Paraguai. Tais aves medem cerca de 48 cm de comprimento, possuindo, como o próprio nome popular indica, o bico de cor verde, garganta e peito amarelos e barriga vermelha. Também podem ser conhecidos pelo nome de tucano-de-peito-vermelho. o tucano-de-bico-verde é encontrado em toda a região Sul e Sudeste do Brasil,e também,no sul de Goiás(bem raro na região). Bastante comum em regiões de serra, onde é avistado em pequenos bandos. São perseguidos por caçadores pela sua carne. Vive em áreas florestadas, desde o litoral até as zonas montanhosas, incluindo as florestas de planalto. Se alimenta de frutos, artrópodes e pequenos vertebrados, sendo que com frequência alimenta-se de filhotes e ovos em ninhos de outras aves. Bota de 2 a 4 ovos, incubados durante 18 dias.
Coruja
Northern Spotted Owl.USFWS-thumb.jpg
Classificação científica
Reino:Animal
Filo:Cordado
Classe:Aves
Ordem:Strigiformes


Famílias
O termo coruja é a designação comum às aves estrigiformes, das famílias dos titonídeos e estrigídeos. Tais aves possuem hábitos crepusculares e noturnos e voo silencioso devido à estrutura das penas, alimentando-se de pequenos mamíferos (principalmente de roedores), insetos e aranhas. Engolem suas refeições por inteiro, para depois vomitarem pelotas com pêlos e fragmentos de ossos. A maioria das espécies moram em ninhos que ficam em cima de árvores. Na região do Amazonas, algumas espécies também são chamadas de murutucu.
A superstição popular diz que adivinham a morte com o seu piar e esvoaçar. Julgava-se também que essas aves gostam de azeite por visitarem as igrejas durante a noite, onde existiam lamparinas de azeite acesas. Na realidade elas procuravam os insectos atraídos pela luz das lamparinas. Os filhotes de corujas podem ser vítimas de outros predadores como o gavião. A coruja é considerada o símbolo da sabedoria. As corujas conseguem girar o pescoço 270º para ambos os lados a partir da posição central[1][2][3].
O símbolo da deusa grega da sabedoria, Atena, é a coruja. Também considerada o símbolo da filosofia para muitos filósofos.
Coruja-das-torres
Tyto alba close up.jpg


Estado de conservação
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Aves
Ordem:Strigiformes
Família:Tytonidae
Género:Tyto
Espécie:T. alba


Nome binomial
Tyto alba
(Scopoli1769)


Distribuição geográfica
Tyto alba dis.png
coruja-das-torres (Tyto alba) é uma coruja da família dos titonídeos, também conhecida pelos nomes de coruja-da-igreja, coruja-branca, coruja-católica e rasga-mortalha. Habitam em diversos lugares do mundo, em geral, em todos os continentes exceto a Antártica, gostam de lugares abertos e de climas que variam de temperados aos tropicais
Pavão
Lightmatter peacock.jpg
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Aves
Ordem:Galliformes
Família:Phasianidae
Género:Pavo e Afropavo


Espécies
Chama-se pavão a aves dos géneros Pavo e Afropavo da família dos faisões (Phasianidae). Os pavões preferem alimentar-se de insetos e outros pequenos invertebrados, mas também comem sementes, folhas e pétalas. Os pavões exibem um complicado ritual de acasalamento, do qual a cauda extravagante do macho tem um papel principal. As características da cauda colorida, que chega a ter dois metros de comprimento e pode ser aberta como um leque, não têm qualquer utilidade quotidiana para o animal e são um exemplo de seleção sexual. Quando o processo é bem sucedido, a pavoa põe entre 4 a 7 ovos, que chocam ao fim de 28 dias.
cauda dos pavões gerou o interesse de várias culturas, pela sua exuberância de cores e beleza das penas, e justificou a sua criação em cativeiro. Já foram criadas diversas variedades por seleção artificial que apresentam plumagem branca, negra, púrpura, entre outras cores.
Na América do Sul, principalmente no Brasil, há uma espécie de pavão raro e em extinção; ela possui a plumagem loira, e é muito cobiçada por sua raridade e beleza.
No acasalamento da espécie sulamericana, sempre há uma competição dos machos pelas fêmeas, já que nessa espécie há mais machos. Por esse motivo, a espécie esta em extinção.
Pinguim
Pinguim-rei
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Aves
Ordem:Sphenisciformes
Família:Spheniscidae


Géneros
pinguim (FO 1943: pingüim) é uma ave da família Spheniscidae, não voadora, característica do Hemisfério Sul, em especial na Antárctida e ilhas dos mares austrais, chegado à Terra do FogoIlhas MalvinasÁfrica do Sul, entre outros. Apesar da maior diversidade de pinguins se encontrar na Antártida e regiões polares, há também espécies que vivem nos trópicos como por exemplo nas Ilhas Galápagos. A morfologia dos pinguins reflete várias adaptações à vida no meio aquático: o corpo é fusiforme; as asas atrofiadas desempenham a função de barbatanas e as penas são impermeabilizadas através da secreção de óleos. Os pinguins alimentam-se de pequenos peixeskrill e outras formas de vida marinha, sendo por sua vez vítimas da predação de orcas e focas-leopardo.
Os primeiros pinguins apareceram no registo geológico do Eocénico.
O pinguim é uma ave marinha e excelente nadadora. Chega a nadar com uma velocidade de até 45 km/h e passa a maior parte do tempo na água.
Os pinguins constituem a família Spheniscidae e a ordem Sphenisciformes (de acordo com a taxonomia de Sibley-Ahlquist, fariam parte da ordem Ciconiformes).
Maracanã
Maracanã
Maracanã
Classificação científica
O termo maracanã é a designação comum a diversas aves psitaciformes, especialmente as dos gêneros PropyrrhuraDiopsittaca e Ara, da família dos psitacídeos.
Avestruz
Macho (esquerda) Fêmea (direita)
Macho (esquerda) Fêmea (direita)
Estado de conservação
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Aves
Ordem:Struthioniformes
Família:Struthionidae
Vigors, 1825
Género:Struthio
Linnaeus, 1758
Espécie:S. camelus
Nome binomial
avestruz (em Portugal, a avestruz) é uma ave não voadora, originária da África, que leva o nome científico Struthio camelus. É a única espécie viva da família Struthionidae, do géneroStruthio, e da ordem das Struthioniformes
Emu
Emu
Emu
Estado de conservação
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Aves
Ordem:Casuariiformes
Família:Dromaiidae
Género:Dromaius
Espécies
emu (Dromaius novaehollandiae, "Corredor da Nova Holanda" em latim) é a maior ave nativa da Austrália e, depois do avestruz, a segunda maior ave que vive hoje.
Ele habita a maioria das áreas menos povoadas do continente, evitando apenas a floresta densa e o deserto severo. Como todas as aves do grupo das Ratitas, não pode voar, mas, distintamente de alguns, tem pequenas asas escondidas sob as penas.
Flamingo
Lightmatter flamingo2.jpg
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Aves
Ordem:Phoenicopteriformes
Família:Phoenicopteridae
Género:Phoenicopterus
Phoenicoparrus
Phoeniconaias
Espécies
flamingo é uma ave pertencente à família Phoenicopteridae da ordem Phoenicopteriformes. Anteriormente pertencia a ordem Ciconiiformes. Tradicionalmente todas as espécies eram incluidas no géneroPhoenicopteruss, mas actualmente o flamingo-andino e o flamingo-de-james são considerados um gênero à parte, Phoenicoparrus, por causa de certas diferenças no bico, e o flamingo-pequeno também foi incluído no seu próprio género, Phoeniconaias[1].
Gavião-tesoura
Swallowtailedkite.jpg
Estado de conservação
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Aves
Ordem:Accipitriformes
Falconiformes
Família:Accipitridae
Género:Elanoides
Espécie:E. forficatus
Nome binomial
Gavião-tesoura ou gavião-tesoira (Elanoides forficatus) é um gavião da família dos acipitrídeos, com ampla distribuição da América Central ao Norte da República da Argentina, encontrado em todo o Brasil. A espécie chega a medir até 66cm de comprimento, com dorso e asas negras, cabeça e partes inferiores brancas, e cauda extremamente furcada, negra, semelhante à do tesourão. Também é conhecido pelos nomes de gavião-das-taperas, gavião-tesoira, itapema, tapema e tesourão.
Quivi
Apteryx owenii
Apteryx owenii
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Aves
Ordem:Apterygiformes
Família:Apterygidae
G. R. Gray1840
Género:Apteryx
Shaw1813
Espécies
Apterygidae é uma família de Aves endêmica da Nova Zelândia, possui apenas um gênero, o Apteryx, e são popularmente chamados de quivi. O quivi não voa, tem hábitos noturnos e vive em um buraco no solo. É uma família ameaçada. Esta ave é a menor das ratitas vivas, as aves não voadoras e não nadadoras, como o quivi, as emas e as avestruzes, mas a sua origem é ainda incerta. Antes da chegada dos humanos em 1.300 d.C., não existiam mamíferos na Nova Zelândia (com exceção de 3 espécies de morcegos), e a ilha estava cheia de pássaros e répteis.
Casuar
Casuarius casuarius - double-wattled cassowary.jpg
Estado de conservação
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Aves
Ordem:Casuariiformes
Família:Casuariidae
Género:Casuarius
Espécies
casuar (Casuarius spp.) é uma ave do grupo de aves ratitas de grande porte, nativas do nordeste da AustráliaNova Guiné e ilhas circundantes.
As três espécies de casuar pertencem à família Casuariidae e são, com a avestruz e a Ema, as maiores aves existentes na actualidade. O habitat preferencial do casuar são zonas de floresta tropical, onde haja um grande número de árvores disponíveis para produzir os frutos de que se alimentam. Neste ambiente o casuar desempenha a importante função ecológica de dispersar as sementes das árvores. O casuar é uma figura importante na mitologia das populações nativas da Oceania e representa geralmente uma figura maternal.
Condor-dos-andes
macho
macho
fêmea
fêmea
Estado de conservação
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Aves
Ordem:Accipitriformes
Família:Cathartidae
Género:Vultur
Espécie:V. gryphus
Nome binomial
Vultur gryphus
Linnaeus, 1758
Distribuição geográfica
AndeanMap.png
condor-dos-andes (Vultur gryphus) é uma ave da família dos catartídeos, parente próximo do condor-da-califórnia e dos urubus, que habita a Cordilheira Andina, na América do Sul.
Os condores, assim como os urubus, apesar de serem conhecidos também por abutres-do-novo-mundo são, segundo a nova Taxonomia de Sibley-Ahlquist, mais próximos às cegonhas do que aos abutrespropriamente ditos.
Águia
Águia-rabalva em vôo
Águia-rabalva em vôo
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Aves
Ordem:Accipitriformes
Falconiformes
Família:Accipitridae
Pandionidae
Géneros
águia é o nome comum dado a algumas aves de rapina da família Accipitridae, geralmente de grande porte, carnívoras, de grande acuidade visual. O nome é atribuído a animais pertencentes a gêneros diversos e não corresponde a nenhuma clade taxonômica. Por vezes, dentro de um mesmo gênero ocorrem espécies conhecidas popularmente por gavião ou búteo. Suas principais presas são: coelhos, esquilos, cobras, marmotas e outros animais, principalmente roedores, de pequeno porte. Algumas espécies alimentam-se de ovos de outros pássaros e peixes. Costumam fazer seus ninhos em locais altos como, por exemplo, topo de montanhas e árvores de grande porte.Existem diversas espécies de águias, as mais conhecidas são: Águia-de-cabeça-branca, águia-gritadeira, águia marcial, águia-malaia, águia-dourada-européia e águia-impérial-ibérica. Entre suas características possui um peso de até 6Kg, comprimento de até 1 metro, com uma envergadura de até 2 metros, poe até 3 ovos a cada vez,o tempo de incubação dura 35 dias e atinge uma velocidade de aproximadamente 100Km\h.As águias são também símbolos utilizados em vários contextos e culturas

Nenhum comentário:

Postar um comentário